terça-feira, 4 de maio de 2010

Movimento Antropofágico






O movimento antropofágico foi uma manifestação artística brasileira da década de 1920.
Baseado no Manifesto Antropófago escrito por Oswald de Andrade, o movimento antropofágico (canibalismo) brasileiro tinha por objetivo a deglutição (daí o caráter metafórico da palavra "antropofágico") da cultura do outro externo, como a norte americanae européia e do outro interno, a cultura dos americanos   amerídios , dos    afrodescententes , dos eurodescendentes , dos descendentes de orientais, ou seja, não se deve negar a cultura estrangeira, mas ela não deve ser imitada. Foi certamente um dos marcos do modernismo brasileiro.
Tem como a principal obra a pintura Aboporu   de  Tarsila do Amaral .
Oswald de Andrade ironizava em suas obras a submissão da elite brasileira aos países desenvolvidos. Em 1928, lançou com Tarsila do Amaral oManifesto Antropófagico , que propunha a "Devoração cultural das técnicas importadas para reelaborá-las com autonomia, convertendo-as em produto de exportação".
Ao mesmo tempo, intelectuais comoMenotti del picchia  e Plínio Salgado  seguiam outro rumo. Com tendências nacionalistas, fundaram o Movimento Verde-Amarelo. 

Retirado da Wikipedia.

11 comentários:

  1. O desemvolvimento do trabalho do aluno foi mutio bom. A criatividade do chat para conversar com outras pessoas sobre o mesmo assunto. e o texto esta supriedentemente.. muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o burra de merda, vai estudar potranca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  2. ah idéia foi otima . Tem muitas curiosidades sobre o assunto, o movimento antropologico é bem interessante ! ótimo trabalho parabens. . .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. O trabalho ficou Otimo...
    Concordamos com a parte que fala "não se deve negar a cultura estrangeira, mas ela não deve ser imitada"...
    E que foi baseado no manifesto de Oswald de Andrade um otimo escritor brasileiro...

    ResponderExcluir
  4. O movimento antropofágico foi uma manifestação artística brasileira da década de 1920.
    Baseado no Manifesto Antropófago escrito por Oswald de Andrade, o movimento antropofágico brasileiro tinha por objetivo a deglutição da cultura do outro externo ou seja, não se deve negar a cultura estrangeira, mas ela não deve ser imitada. Foi certamente um dos marcos do modernismo brasileiro.
    Eles não estava simplismente querendo abrir os olhos do povo da quela epoca..! Alem do mais ele foi um Otimo Escritor.!

    ResponderExcluir
  5. interessante saber no que se baseou o movimento atropofagico...e os artistas que faziam parte desse movimento...

    ResponderExcluir
  6. nossa o movimento antropofagico foi uma manifestação muito interessante pois ela defendia a cultura de pessoas q vinham de outros paises

    ResponderExcluir
  7. esse texto foi bem comentado; acho que pela objetividade de apresentação, né?? no entanto se tivesse sido melhor estruturado, com mais informação e mais fontes tinha ficado mais interessante.....

    ResponderExcluir